quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Estás velho para fazer Yoga?

Quando é que se fica demasiado velho para alguma coisa? Há uma idade limite para fazer Yoga? Há uma idade limite para mudar? Para evoluir?

Acredito que não há idade limite para começar nada. Qualquer pessoa pode beneficiar da prática de yoga, independentemente da sua idade, flexibilidade ou condição física. O yoga é um sistema que utiliza a cognição, as sensações, a respiração e as posturas para explorar e conectar corpo e mente. Por isso, adapta-se a qualquer indivíduo, á sua realidade.

Recentemente comecei a dar aulas a um senhor de 70 anos que, embora já tivesse praticado yoga há muitos anos atrás, se sentia apreensivo, sem saber se conseguiria seguir toda uma aula. Eu ia preparada para vários cenários, até para dar toda uma aula com ele sentado numa cadeira se fosse necessário. Começámos por explorar os seus níveis de flexibilidade e força em posturas muito simples, e ele surpreendeu-se muitas vezes com coisas que fez e que achava que não conseguia.

E todas as aulas vê evolução. O meu aluno de 70 anos, pessoa aberta, curiosa e bem disposta, beneficia com o yoga e aproveita as aulas como muitos de 30 não aproveitam. E eu acho verdadeiramente inspirador uma pessoa chegar aos 70 e ter a coragem e a vontade de fazer algo novo.

O yoga pode assumir muitas formas: desde sequências dinâmicas e posturas atléticas, a posturas mais terapêuticas cujo objetivo será o de devolver gentilmente ao corpo parte da mobilidade perdida, até aos pranaymas e meditação. Tudo pode ser adaptado a cada um: desde que sejam sinceros consigo próprios sobre onde querem e podem chegar, não há nenhuma razão para se imporem limites só por causa da idade. Portanto, qualquer pessoa pode fazer yoga! Se consegue respirar, consegue fazer yoga e pode beneficiar com o yoga.